Paraná

Bombeiros trabalham sem reforço no litoral

27 dez 2000 às 10:55

Ainda sem o reforço de quase 500 homens que devem ser enviados pelo governo do Estado para a Operação Verão, o Corpo de Bombeiros do litoral paranaense atendeu a 853 ocorrências nos três dias do Feriado de Natal. A maioria dos atendimentos é de advertência aos banhistas.

Apesar do grande número de ocorrências atendidas, grande parte dos postos de salva-vidas ainda está desativada. Em Matinhos e Caiobá, por exemplo, onde existem 32 postos, no feriado do Natal apenas cinco estavam funcionando. Nesses locais apenas um bombeiro fazia a gurada, quando deveria haver pelo menos dois.


Conforme os números divulgados pela Central de Operações do Corpo de Bombeiros em Matinhos, foram três mortes no final de semana prolongado (duas nas estradas e uma por afogamento), 23 salvamentos, cinco incêndios e 796 advertências a banhistas.


De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Matinhos, tenente Diogo Rodrigues, a morte por afogamento aconteceu no Rio Negro, em Antonina, onde não existe posto de salva-vidas. Para ele, o feriado foi tranquilo em comparação a outros anos, mesmo porque choveu bastante e o mar estava calmo.

Na avaliação dos salva-vidas, os banhistas respeitaram mais o limite do mar estipulado pelos bombeiros. A preocupação agora é com o feriado de Ano Novo, onde cerca de um milhão e meio de pessoas devem lotar as praias do Paraná.


Continue lendo