Bombeiros militares do 8º Grupamento de Bombeiros, localizado em Matinhos, litoral do Estado, que atuam na "Operação Verão Paraná", auxiliaram nas buscas a um caiaque que estava à deriva, com duas pessoas à bordo. A ação iniciou na noite de quarta-feira (30), porém as vítimas só foram resgatadas na manhã de quinta-feira (31).
Por volta das 19h30, bombeiros militares foram acionados para dar auxílio a um caiaque que estaria à deriva no mar entre o continente e a ilha de Currais, a aproximadamente 11 km da costa. "Segundo as informações, dois homens, ambos de 39 anos, estavam a bordo de um caiaque duplo, e teriam saído do Balneário de Betaras, por volta das 12h", conta o tenente Eziquel Roberto Siqueira, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
"Os dois navegantes seguiram até a até a ilha de Currais, de onde saíram por volta das 16h30, porém, foram surpreendidos pela noite, o que os deixou sem contato com o continente e, consequentemente, perdidos na escuridão", conta o tenente Siqueira.
"Após o acionamento, mantivemos contato com as vítimas por meio de um aparelho celular até às 22h45, quando a bateria do telefone acabou. Quatro embarcações, entre moto-aquáticas de salvamento e botes infláveis, realizaram uma varredura em uma área de mais de 120 km², durante toda a madrugada, para tentar localizá-los", relata o tenente.
As vítimas foram encontradas, na manhã desta quinta-feira (31/01), por pescadores locais. O caiaque foi rebocado até o continente, no Balneário Flórida, onde familiares levaram os dois homens, ilesos, para a residência. "Ainda estávamos realizando às buscas quando fomos informados que eles já estavam em casa", afirma o tenente.
Segundo o tenente Siqueira, quando as pessoas tiverem em alguma situação de risco, e possuírem contato via celular, é importante que preservem este recurso para contato exclusivo com as equipes de resgate. Este tipo de procedimento facilita e agiliza o socorro.