Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros fizeram 224 salvamentos nas praias do Paraná entre sexta e terça-feira de carnaval. O número representa 27,7% dos 808 salvamentos realizados durante toda a Operação Viva o Verão, que teve início em 19 de dezembro.
Neste carnaval, marcado por dias de sol intenso, foram realizadas 20.650 advertências a banhistas que abusavam da sorte em locais de risco, muitas vezes sinalizados por placas de perigo. Esse número representa 20,6% de todas as orientações e advertências realizadas na temporada, que somam 100.048. A Polícia Militar calcula que 1,5 milhão de pessoas circularam pelas praias durante os dias de carnaval.
De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros, os números deste carnaval são maiores do que os registrados no mesmo período do ano passado, quando foram feitos 138 salvamentos e 12.357 advertências. Neste carnaval, os socorristas do Siate realizaram 110 atendimentos, com uma média de 22 socorros diariamente. A maioria das ocorrências foi relacionada a quedas, agressões, acidentes de trânsito e afogamentos.
Desde o início da Operação Viva o Verão no litoral paranaense foram feitas 50 operações com o uso do helicóptero, sendo 32 de transporte de vítimas.