Mais cinco pontos do Litoral paranaense estão impróprios para o banho. No total, já são 23 pontos poluídos, conforme o relatório de balneabilidade, elaborado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Esses pontos não podem ser frequentados por banhistas, porque as águas representam risco de contaminação. A contaminação se dá pela presença de coliformes fecais na água, que podem provocar febre tifóide, febre paratifóide, cólera, disenteria bacilar, amebíase, otite infecciosa e hepatite. Além da água, a areia também fica contaminada nos pontos atingidos pela poluição.
Em Matinhos, mais dois pontos devem ser interditados: em frente ao Mercado dos Peixes, local considerado anteriormente satisfatório, e a 200 metros à esquerda do Morro do Cristo, área que na semana passada era considerado excelente. Com isso, Matinhos está com cinco locais impróprios para banho e um satisfatório, em frente à praia do Sesc.
Outro ponto não recomendável para o banho está em Caiobá, a 100 metros à direita do Canal de Caiobá. Dois locais considerados excelentes na semana passada também estão impróprios: a Prainha, a 200 metros do Rio Prainha, e em Guaratuba, no início da Praia Central.
Dos 46 pontos analisados pelo IAP, 23 estão impróprios para banho, quatro estão satisfatórios, sete muito bons e 12 excelentes. Na análise da semana anterior, 18 estavam impróprios, três satisfatórios, seis muito bons e 19 excelentes.