O número de ataques a caixas eletrônicos registrados em 2012 no Paraná teve aumento de 112% em relação aos números registrados em 2011 segundo levantamento do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana. No ano passado, todo o estado registrou 208 ataques contra 98 em 2011. Os ataques envolvem arrombamentos, assaltos a agências bancárias (ou tentativas) e explosões.
No levantamento do Sindicato, também houve elevação expressiva no número de ataques em que os bandidos utilizaram explosivos. Enquanto em 2011 apenas oito situações envolveram explosões de terminais de auto-atendimento no Estado, 2012 teve 104 explosões nos caixas eletrônicos – aumento de 1.200%.
O município com mais casos no ano passado foi Curitiba, que registrou 50 ataques. Junto com os outros municípios da Grande Curitiba, que registraram ao todo 45 casos, foram 95 casos somente na Região Metropolitana da Capital, quase metade do número registrado em todo o Estado.
Porém, segundo o presidente do Sindicato, João Soares, o que preocupa é a migração dos casos para o interior. "Londrina, por exemplo, está muito visada por esses bandidos". Na cidade do Norte do Paraná foram 14 ataques, sendo 10 somente no segundo semestre de 2012. A Região Metropolitana de Londrina teve 20 ataques.