Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Região Metropolitana de Londrina

Arapongas e Rolândia buscam ligação alternativa para desviar de pedágio

Reportagem local
27 out 2023 às 18:58

Compartilhar notícia

- Prefeitura de Arapongas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma ligação alternativa entre os municípios de Arapongas e Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina, permitindo que os moradores circulem sem passar pelo pedágio, estimulando ao mesmo tempo o surgimento de um novo cordão industrial. Esta é a proposta os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre, e de Rolândia, Ailton Maistro, que se reuniram na quinta-feira (26), para discutir o assunto.


Também participaram do encontro, que aconteceu em frente ao terreno onde ocorrem as obras do IFPR (Instituto Federal do Paraná), o vereador Miguel Messias, que levou a proposta aos dois prefeitos, o secretário de Obras de Arapongas, Fernando Volpato, e o secretário de Planejamento de Rolândia, José Carlos Salgueiro. “A ideia é abrirmos uma via aqui nas imediações do IFPR, que já é uma região industrial, e que, com pouco investimento, já permitiria uma ligação com Rolândia. Não há dúvida de que essa via alternativa seria estratégica para os moradores dos dois municípios”, avaliou Onofre.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito de Rolândia também considerou a proposta viável e colocou-se à disposição para somar esforços. “As duas cidades já são muito próximas e o crescimento industrial está nos aproximando ainda mais. É natural que busquemos novas formas de integração entre as duas comunidades”, afirmou Maistro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Concursados podem ser remanejados

Deputados estaduais do Paraná aprovam privatização da estatal Celepar

Imagem de destaque
Ambev

Cervejaria abre as portas para visitação do público; fábrica de Ponta Grossa está na lista

Imagem de destaque
Em elaboração

Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025

Imagem de destaque
Risco de alagamento

Inmet emite alerta para chuvas e ventos de até 100 km/h em 9 estados


Miguel Messias, por sua vez, destacou que atualmente são menos de 2,5 quilômetros que precisam de melhorias para que os moradores de Rolândia e Arapongas possam se intercomunicar sem ter que passar pela praça de pedágio. “São cerca de 1.400 metros pelo lado de Arapongas, seguindo mais 900 metros pelo território de Rolândia, o que permitiria sair nas imediações da cooperativa Lar. Nos dois municípios, essa via, além de integrar melhor os moradores, sem dúvida estimularia a expansão industrial”, avaliou. Segundo ele, a ideia surgiu em meio às discussões em torno do leilão dos lotes para a implantação do novo modelo de pedágio pelo governo estadual. “Levei a ideia primeiramente ao secretário de Governo, Rafael Cita, que considerou viável, e na sequência aos dois prefeitos”, acrescenta Miguel Messias.


O secretário Fernando Volpato ficou com a incumbência de elaborar um pré-projeto, levantando detalhes como quantas propriedades rurais estão na área de abrangência da obra. Tanto Sérgio Onofre quanto Maitro acreditam que não passaria de seis propriedades e que o primeiro caminho seria buscar os donos para um processo de doação amigável, já que a obra também valorizaria essas terras. Outra reunião deverá ser feita já com o pré-projeto em mãos na próxima semana. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)


Imagem
Tamarana: Justiça dá cinco dias para indígenas desocuparem fazenda
A Justiça Federal determinou que os indígenas da reserva Apucaraninha que estão ocupando a Fazenda Tamarana desde 28 de setembro deixem a área em um prazo de cinco dias
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo