Paraná

APP sugere boicote às eleições de diretores

03 jul 2001 às 19:53

A APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná) planeja realizar um boicote às eleições de diretores de escolas públicas estaduais. O sindicato colocou na rua a campanha "Eleições Diretas já, para não ficar na mão do governo", que aconselha aos pré-candidatos que não se inscrevam para a votação, sob alegação de que o processo tem cartas marcadas. Porém, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação ressaltou que o sistema de votação é democrático e sem nenhum vício.

"É uma resistência ao processo. As eleiçãos de diretores, decretada pela Secretaria de Educação, são uma farsa", criticou o secretário educacional da APP, José Lemos. De acordo com ele, existe ingerência do governo estadual, ao permitir que os núcleos regionais de ensino votem. Na proposta do governo estadual, que já está em vigor, técnicos do núcleo teriam 20% dos votos contra 80% de pais e alunos, que somam com professores e profissionais de educação.


No entanto, a Secretaria de Educação considera que a escolha dos candidatos pelos técnicos do núcleo será feita sobre os candidatos que se inscreverem. "Mas os candidatos do governo já saem com uma vantagem de 20%", disse José Lemos. Porém, a assessoria de imprensa da secretaria considerou que não há desigualdade. E, ainda, acrescentou que existem 80% dos votos sobre o controle de pais e alunos, professores e profissionais de educação, que não sofrem influência da secretaria.

"Eles vão realizar provas que selecionarão quem pode participar", disse Lemos referindo-se aos exames de conhecimentos pedagógicos e noções administrativas. Mas a Secretaria de Educação informou que esses exames não serão elaborados pelo governo, mas ficarão ao encargo de uma instituição especializada em concursos. Caberá a essa instituição a correção das provas.


Continue lendo