Passados oito meses após a autorização do Governo do Estado para implantação de uma Subdivisão Policial em Arapongas, a regularização legal, com assinatura do decreto, não aconteceu. A elevação da 30ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), hoje pertencente a 10º Regional de Londrina, foi autorizada em outubro do ano passado.
O acordo firmado entre Governo do Estado, Prefeitura de Arapongas e Conselho de Segurança (Conseg) previa responsabilidades para todas as partes envolvidas. A prefeitura ficou responsável pela locação do imóvel, o Conseg pela readequação da sede e o Estado pelo envio de mais efetivo policial e documentação.
De acordo com o presidente do Conseg, Osvaldo Damião, a casa foi locada pelo município desde o ano passado a custo mensal de R$10 mil e foram gastos cerca de R$150 mil pelo Conselho em todas as reformas realizadas. "Fizemos todas as readequações necessárias no imóvel, desde a instalação de divisórias, portas, gesso, instalação de parte elétrica e equipamentos de informática. Porém, mesmo com tudo pronto e os policiais civis já utilizando a nova estrutura, a formalização do decreto que eleva a delegacia para uma subdivisão ainda não ocorreu".
Para o delegado chefe de Arapongas, Marcelo Sakuma, o atual efetivo policial é inferior a necessidade do município. Atualmente a cidade conta com dois delegados, seis escrivães e 12 investigadores. "Embora tenhamos recebido um reforço no efetivo desde que assumi a delegacia da cidade, este número ainda não é suficiente. O ideal seria termos pelo menos mais um delegado, dez investigadores e seis escrivães", afirmou.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que "ainda nesta semana, o processo deve seguir para apreciação da Casa Civil". Em relação ao envio de mais policiais civis para a cidade, a informação é de que as "subdivisões policiais têm prioridade na distribuição de pessoal".