A continuidade da operação Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) em Cambé (Região Metropolitana de Londrina) ocorreu na quarta-feira (23), com equipes da prefeitura, em atividade coordenada pela Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana e em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar.
O objetivo, segundo a prefeitura, era combater o problema recorrente de veículos abandonados em vias públicas. No total, foram apreendidos sete sucatas que vinham causando transtorno à população e comprometendo a qualidade de vida, e os proprietários foram autuados conforme as normas vigentes.
Leia mais:
Bairros de Cambé ficam sem água neste sábado após manutenção elétrica e rompimento de rede
Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná
UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo
No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias
A ação se concentrou em locais que têm gerado frequentes reclamações, incluindo áreas de grande movimento, como uma das vias principais no Centro. Além disso, a Vigilância Sanitária chegou a encontrar focos de dengue no interior de um dos automóveis, que gera risco à saúde pública para toda a população local.
O secretário de Fiscalização Urbana, Diogo Sola, comenta que os envolvidos já haviam sido notificados anteriormente para removerem os materiais das ruas e darem destinação apropriada a esses resíduos. “A presença dessas sucatas não prejudica apenas a estética da cidade, mas também afeta a mobilidade de pedestres e veículos, ocupando espaços que poderiam ser utilizados de maneira mais eficiente. Além disso, esses objetos acumulam sujeira e tornam-se focos propícios para a proliferação de insetos e animais indesejados", diz.
Ainda segundo o secretário, a Aifu demonstra o comprometimento da Prefeitura de Cambé em manter a cidade limpa, organizada e segura para todos. E que a conscientização da população sobre a destinação adequada de resíduos, bem como a colaboração na identificação e denúncia de veículos abandonados, são fatores essenciais para a eficácia contínua das ações de fiscalização.
A secretaria planeja intensificar a fiscalização em áreas com histórico de queixas da população, assim como em locais estratégicos onde a presença de sucatas de veículos pode causar problemas significativos. Novas operações de fiscalização devem ser executadas.
Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de veículos abandonados no município por meio da Ouvidoria Municipal pelos telefones 156, 3174-2772 ou 3174-2773; online através deste site; ou pessoalmente na sede da Ouvidoria que fica na rua Pará, 46. A autoria da ocorrência é mantida sob sigilo.