Paraná

Água e esgoto serão lacrados em imóveis irregulares

13 nov 2007 às 12:03

O governador Roberto Requião autorizou a Sanepar a lacrar a entrada de água e a saída do esgoto dos imóveis do litoral que contam com rede coletora de esgoto e que ainda não fizeram a ligação adequada. "A obrigação dos proprietários é fazer a ligação. Os que não ligaram estão comprometendo a saúde de todos e de suas famílias, inclusive", comentou Requião. A Sanepar apresentou, durante a Escola de Governo desta terça-feira, o conjunto de ações que a Sanepar está realizando para impedir a poluição das praias por esgoto doméstico.

Desde setembro, a Sanepar convoca os proprietários para que telefonem para o 115 e agendem a vistoria do imóvel. A Sanepar concede prazo de 30 dias para que a ligação seja executada corretamente e a vistoria seja agendada. O valor inicial da multa é R$ 500,00.


Abrangência


Em Guaratuba, Morretes e Guaraqueçaba a infra-estrutura para coleta e tratamento do esgoto está pronta e em operação. Todos os proprietários que ainda não solicitaram a vistoria estão em situação irregular perante a Sanepar.


Em Matinhos, entrará em operação a Estação de Tratamento de Esgoto Solimar (ETE Matinhos) e o número de imóveis atendidos com rede coletora passará de 2.819 para 6.034.

Os proprietários de imóvel em Pontal do Paraná, também devem telefonar para o 115 para atualizar o cadastro. A Sanepar vai orientar individualmente sobre a situação neste município. Cerca de 200 imóveis dos balneários Leblon, Grajaú e Marisol, podem fazer a ligação agora. Os demais devem aguardar o retorno da Sanepar.


Continue lendo