Os bancos do centro de Curitiba amanheceram fechados e devem abrir apenas às 12h desta segunda-feira (3). A paralisação parcial faz parte do dia nacional de luta dos bancários, que tem como objetivo pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a reajustar os salários dos funcionários em 10,25%, sendo 5% de ganho real.
Em Curitiba, 28 agências não abriram nesta manhã. Os centros administrativos da Caixa Econômica Federal (Sede I – Carlos Gomes), HSBC (Palácio Avenida), Banco do Brasil (Praça Tiradentes) e Bradesco (Monsenhor Celso) também estavam fechados para atendimento ao público. Uma assembleia acontece a partir das 10h30, na Praça Tiradentes, para definir os rumos da mobilização.
No último dia 28 de agosto, a Fenaban apresentou uma "proposta global" à categoria, que foi considerada insuficiente pelo Comando Nacional dos Bancários.
Além do aumento salarial, a categoria reivindica mais segurança, participação nos lucros, plano de cargos e carreiras e reformulação da cláusula de contrato referente ao assédio moral.
Os bancários afirmam que, caso a federação não aceite negociar, podem entrar em greve ainda nesta semana.