A Agência do Trabalhador de Maringá (Noroeste) disponibiliza 45 vagas para pessoas com deficiência. São oportunidades para atendente de telemarketing, auxiliar administrativo, programador de computador, docente nas áreas de engenharia e serviço social, entre outros cargos que atendem diversos níveis de escolaridade e tipos de necessidade especial.
"Temos um setor especializado para atender a demanda, que orienta o empregador e empregado e não apenas encaminha, mas acompanha a inclusão dos trabalhadores", explica a coordenadora do Programa de Pessoas com Deficiência da Agência do Trabalhador, Ana Carmen Dia, que possui deficiência visual.
A educadora lembra que embora a maioria de empresas faça a inclusão devida à legislação, há empresários recebendo pessoas com deficiência acima da cota garantida.
Leia mais:
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Motorista de carro que deu pane morre atropelado em Santa Cruz do Monte Castelo
Motociclista e passageiro morrem após colidirem contra balizadores e árvore em Ângulo
Animais do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu celebram o Halloween
"Ainda existe muita desinformação e insegurança do empregador. Alguns casos requerem simples adequações na acessibilidade que já atendem o colaborador. Se observamos apenas a deficiência não vamos contratar uma pessoa que tem uma habilidade e competência diferente. Antes de olharmos a deficiência temos enxergar o ser humano", enfatiza.
Neste primeiro semestre foram inseridos por meio da agência 84 trabalhadores com necessidades especiais no município. As vagas foram ocupadas por pessoas com deficiência auditiva (23), física (28), mental/intelectual (14), visual (16) e múltipla (3).
De acordo com a lei federal 8.213 de 1991, a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2 a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção: até 200 empregados (2%), de 201 a 500 (3%), 501 a 1 mil (4%), mais de 1 mil (5%).
Vinculada à Seide (Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico), a Agência do Trabalhador também tem parceria com uma faculdade que disponibiliza acadêmicos de Psicologia para realizar um trabalho de orientação aos trabalhadores sobre como se comportar em entrevistas de emprego, além de estimular a qualificação profissional dos candidatos às vagas de emprego mais ofertadas na agência.
Confira as vagas:
Atendente Central de Telemarketing 5
Auxiliar Administrativo 5
Programador de Computador 5
Monitor de Alunos 4
Servente de Limpeza 4
Auxiliar de Linha de Produção 4
Operador de Cobrança 2
Operador de Movimentação e Armazenamento De Carga 2
Operador de Telemarketig Ativo e Receptivo (operador Call Center) 1
Administrador de Marketing 1
Analista de Documentação 1
Analista de Sistemas (informática) 1
Auxiliar de Almoxarifado 1
Auxiliar de Faturamento 1
Auxiliar de Seguros 1
Empacotador, A Mão 1
Montador de Paletes 1
Operador de Caixa 1
Pedreiro 1
Professor de Engenharia 1
Professor de Serviço Social do Ensino Superior 1
Supervisor Pedagógico 1
Os interessados pelas vagas de emprego devem comparecer na agência e apresentar a carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de endereço. O acesso ao atendimento é gratuito.
Agência do Trabalhador de Maringá
Dias e horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Senhas começam ser distribuídas às 7 horas.
Endereço: Avenida João Paulino Vieira Filho, 917.
Fone: (44) 3309-5000