Paraná

Aeroportos paranaenses devem receber melhorias

14 abr 2010 às 23:23

O governador Orlando Pessuti esteve nesta quarta-feira (14), em Brasília, com o ministro Nelson Jobim e dirigentes da Infraero, no Ministério da Defesa. Em pauta estavam os investimentos que o Governo Federal vai realizar nos aeroportos do Paraná, beneficiando o turismo e o transporte de cargas no Estado.

"Conversamos sobre os grandes investimentos que o Ministério da Defesa começa a fazer nos nossos aeroportos. A aquisição do aparelho ILS3 irá trazer grandes avanços porque vai permitir pousos e decolagens de aviões mesmo sem nenhuma visibilidade", disse o governador.


O Ministério da Defesa está adquirindo três aparelhos ILS3, que servem de localização do piloto em relação à pista, para atender os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Galeão, no Rio de Janeiro e Guarulhos em São Paulo.


O aeroporto paranaense será o primeiro da América Latina a contar com o equipamento de localização por radar, por registrar mais ocorrências de atrasos e cancelamentos de vôos por falta de visibilidade. O equipamento deve ser instalado no próximo ano.


Além desse equipamento, o Ministério da Defesa prevê investimentos de R$ 73 milhões, que serão feitos até 2013 no aeroporto Afonso Pena. Entre as obras previstas estão a ampliação do terminal de passageiros e da área de manobras dos aviões, melhorias na infraestrutura das pistas e a construção de uma terceira pista para pousos e decolagens.


Já está agendada para as próximas semanas a visita de técnicos do Ministério da Defesa e da Infraero à Curitiba para o início dos estudos de viabilização da construção da terceira pista.


"Os estudos vão nos informar a área que terá que ser desapropriada e eventualmente desocupada para podermos iniciar os projetos de engenharia para a construção", disse Pessuti.


A construção da nova pista possibilitará ainda a vinda de aviões cargueiros, beneficiando as exportações paranaenses e a instalação de linhas internacionais ligando Curitiba à Europa, Ásia e Oriente Médio. Estão previstos ainda investimentos no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e de Londrina.

"Essas obras que vão beneficiar os três aeroportos paranaenses, que são de responsabilidade da Infraero, também visam a qualidade dos serviços que serão oferecidos tendo em vista a Copa do Mundo de 2014", ressaltou.


Continue lendo