Paraná

Acabam hoje as inscrições para a PM

20 nov 2000 às 09:58

Terminam hoje as inscrições para o concurso da Polícia Militar, que será realizado no próximo domingo, por cerca de 10 mil candidatos que disputarão 750 vagas. Até o final da semana já estavam inscritos 8.148 candidatos, que significa 10,86 candidatos por vaga.

Estão sendo oferecidas 690 vagas para Policiamento da Capital e 60 vagas para o Corpo de Bombeiros. Os candidatos podem inscrever-se em sete locais diferentes, mas a maioria preferiu ir ao Quartel do Comando Geral, em Curitiba, onde registrou-se uma procura de mil candidatos por dia.


Para fazer o concurso o candidato deve ter o segundo grau completo, mas 39 dos já inscritos têm curso superior completo e 338 estão cursando uma faculdade. Quatro candidatos já têm pós-graduação. Os inscritos até agora mostram-se interessados no salário inicial de cerca de R$ 700,00 e na estabilidade de emprego, obtida com o concurso público.


O ensalamento para as provas será divulgado na próxima segunda-feira (24). O exame é coordenado pela Universidade Federal do Parnaá, que aplicará e corrigirá as provas. Serão aprovados no exame de escolaridade todos os candidatos que tiverem média igual ou superior a cinco.


Os testes serão aplicados nas várias unidades da UFPR, nas Faculdades Curitiba, Uniandrade e nos colégios estaduais Guaíra, Barão do Rio Branco, Lamenha Lins e Felipe de Souza Miranda, o colégio da PM. Os resultados serão divulgados no dia 1º de dezembro.


Os aprovados no exame de escolaridade serão submetidos a exames físicos, psicológicos e laboratoriais. Os 750 aprovados farão ainda, a partir de janeiro, o curso de formação de soldados, com 900 horas/aula e duração de sete meses. Os novos policiais militares deverão estar aptos para ingressar no trabalho na metade do ano que vem.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00, que deve ser recolhida em favor da conta corrente 56080-4, da agência 093 do Banestado. Os candidatos podem inscrever-se em qualquer unidade operacional da Polícia Militar do Comando de Policiamento da Capital ou no Comando do Corpo de Bombeiros.


Continue lendo