Paraná

A confusão sonora toma conta do Fernanda Montenegro

23 nov 2000 às 11:35

Uma síntese musical híbrida e harmoniosa, resultante da mestiçagem étnica-cultural, peculiar da América Latina, é a proposta para o show "Relaxo" de música afro-caribeña-latino-caipira-brasileira, com os grupos Vientosur, Jica Y Turcão e, Mírian Mirah, hoje, às 21 horas, no Teatro Fernanda Montenegro.

Todas as vertentes musicais que compõem o trabalho artístico dos integrantes estarão representadas na apresentação. Essa é a primeira vez que os dois grupos e Mírian unem-se para um espetáculo. "Todos têm muitos anos de estrada, literalmente, porque são artistas mambembes, e agora resolveram experimentar uma fusão", conta o percussionista Denis Iurk.


Folclore e paródias são "costuradas" com ritmos caribenhos, caipira, huayno (andino) e saya (peruano) aos instrumentos afro de percussão. "A idéia é criar uma confusão sonora, aguçar a curiosidade, mostrar a riqueza musical latino-americana", argumanta Iurk.


Dezoito músicas foram ensaiadas para o show de hoje. Entre as mais conhecidas estão "Chico Mineiro", "Trem Caipira", de Villa-Lobos, "La Orquestra", de J.S. Bach, "Guantanamera", hino cubano de domínio público, além de "Yolanda" do cubano Pablo Milanês.


O percussionista esclarece que o show é tudo isso, porque é afro pela percussão, caribenho pela força salseira do ritmo, latino porque reflete a experiência dos músicos, caipira pelo pontilhado das cordas e brasileira na riqueza da melódica e no humor.


Para os músicos, a união deve-se ao desejo de interpretar com grande dose de humor a música latino-americana, que há muito tempo é tida como séria, dura e contestatória, não esquecendo, obviamente, o conteúdo social típico presente na poesia dos seus compositores.

Serviço: Show "Relaxo" de música afro-caribeña-latino-caipira-brasileira, hoje, às 21 horas, no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel. Ingressos a R$ 10,00. Informações: 224-4986


Continue lendo