O Portal Bonde realizou uma enquete na quarta-feira (5), para saber a opinião dos leitores a respeito da criminalização do funk carioca. A enquete - com a pergunta "Você é a favor da criminalização do funk?" - integrou uma reportagem sobre a consulta pública realizada pelo site do Senado, que questiona, justamente, se o estilo musical deve ou não ser criminalizado. A enquete foi encerrada nesta quinta-feira (6), com 80% dos votos favoráveis à criminalização e 20% contrários.
Entenda a proposta
Com a justificativa de que funk é um "recrutamento organizado de menores" para a prática de atividades ilícitas, o empresário paulista Marcelo Alonso redigiu uma proposta para que o estilo musical carioca seja criminalizado. Saiba mais sobre a ideia neste link.
Artistas já se posicionaram contrários à proposta. "Isso é um retrocesso enorme. O funk é cultura, é trabalho e gera emprego como qualquer outro ritmo. É triste ver o país no caos em que está e as pessoas se preocupando em criminalizar algo que não incomoda ninguém", afirmou a cantora Valesca Popozuda.
A cantora Anitta, em sua conta no Twitter, fez duras críticas à proposta. Ela se referiu aos assinantes da petição como "desinformados que precisam sair do conforto dos lares para conhecer um pouco o nosso País".