Paraná

27 municípios devem zerar analfabetismo até o fim de 2006

08 jun 2006 às 14:47

Vinte e sete municípios do Paraná vão zerar as taxas de analfabetismo até o final deste ano e serão declarados os primeiros Territórios Livres do Analfabetismo no estado. A meta, que faz parte do Programa Paraná Alfabetizado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o governo federal, municípios e entidades de serviços, foi comunicada pelo secretário Maurício Requião à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC.

A experiência da superação do analfabetismo nesses municípios - explicou Maurício Requião - fornecerá à Secretaria da Educação do Paraná subsídios para a extensão do trabalho em todo o estado.


Os primeiros 27 municípios que terão zeradas as taxas de analfabetismo são: Amaporã, Anahy, Bom Sucesso do Sul, Diamante do Oeste, Fernandes Pinheiro, Godoy Moreira, Guaporema, Ipiranga, Itaipulândia, Ivaté, Japira, Jundiaí do Sul, Leópolis, Mato Rico, Novo Itacolomi, Ourizona, Paulo Frontim, Pinhal de São Bento, Pitangueiras, Pontal do Paraná, Porto Rico, Rancho Alegre do Oeste, Santana do Itararé, São Jorge do Oeste, Sulina, Tupãssi e Virmond.


Segundo o Censo 2000, o Paraná possuía, no início desta década, 649 mil analfabetos, maiores de 15 anos. Só nos dois últimos anos foram alfabetizados 71 mil paranaenses adultos. Para 2006, a meta do programa é alfabetizar outros 60 mil paranaenses. Em três anos, assim, serão 131 mil alfabetizados. Porém, o Paraná ainda é, entre os estados do Sul, o que exibe as maiores taxas de analfabetismo.

Informações da AEN


Continue lendo