Começa nesta quinta-feira (1º) a segunda etapa da campanha vacinação contra febre aftosa no Paraná. O período de vacinação acontecerá até 20 de novembro e, neste período, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem como meta vacinar 100% do rebanho paranaense. De acordo com o secretário Valter Bianchini, na primeira fase da campanha, em maio passado, a vacinação atingiu 98,62% do rebanho, estimado em 10 milhões de cabeças.
O bom resultado da primeira fase da campanha, segundo Bianchini, está relacionado à participação da iniciativa privada, como o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e sindicatos rurais patronais e de trabalhadores.
Serão intensificas as ações nos núcleos regionais de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Ivaiporã e União da Vitória, regiões que apresentaram índice de vacinação acima de 95%, mas inferior à média estadual.
De acordo com Marco Antonio Teixeira Pinto, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DAS), da Secretaria da Agricultura, o produtor terá 10 dias para comprovar a vacinação depois do fim do período de campanha, que será até o dia 30 de novembro. O produtor que não comprovar a vacinação estará sujeito à multa no valor aproximado de R$ 50,00 por animal.
As informações são da AEN.