O segundo lote com 512 mil doses de vacinas contra a gripe chegou nesta segunda-feira (25) no Paraná. O primeiro, com 440 mil doses, já começou a ser utilizado nas 22 Regionais de Saúde. Os novos imunizantes estão armazenados no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e deverão ser distribuídos na próxima semana, junto com o novo carregamento de 432 mil doses, que chega nesta terça-feira (26).
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2024 começou nesta semana, e os imunizantes que chegaram são destinados à Campanha. O período de vacinação vai até o dia 31 de maio, sendo 13 de abril o Dia D de mobilização nacional. A meta é imunizar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, estes grupos representam 4.556.962 pessoas em todo o Estado.
“Temos que fazer a vacinação contra a gripe acontecer em todos os 399 municípios. Estamos com grandes expectativas para alcançar a maior cobertura possível e para isso fazemos um apelo a todas as pessoas que integram os grupos prioritários para que compareçam ao posto de vacinação mais próximo ao longo desta semana e durante a campanha, que vai até maio”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
Leia mais:
Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista
Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país
Lula diz agradecer por estar vivo após relevação de plano golpista para matá-lo
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Os grupos prioritários incluem ainda trabalhadores da saúde, educadores do ensino fundamental e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e resgate, membros das forças armadas, indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições médicas especiais (independentemente da idade), e pessoas com deficiência permanente.
Caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longa distância), trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, assim como adolescentes e jovens em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos) também integram a lista.
LEIA TAMBÉM: