Nesta quarta-feira (26) comemora-se o Dia da Vovó ou dos Avós. Esta é mais uma daquelas datas que geram polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança. Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância.
Ao contrário do que se pode pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
Origem do dia - Comemora-se o Dia dos Avós - especificamente da Vovó - em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas três anos.
Comemorando - Em Foz do Iguaçu a Secretaria de Ação Social e Assuntos da Família vai comemorar Dia dos avós promovendo um almoço gratuito para vovôs e vovós da cidade. Após o almoço acontece um baile que deve durar a tarde inteira.
A programação tem início às 10h30 com a recepção dos participantes dos 25 grupos da Terceira Idade espalhados pela cidade, segue com o almoço e será encerrada com o baile.
São esperados cerca de 1.500 idosos. A comida é de graça e as bebidas são pagas a parte. O Centro de Convivência do Idoso fica ao lado da Praça da Bíblia, no Jardim São Paulo.
Fonte: Portal da Família