Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Folhapress
13 nov 2024 às 17:33

Compartilhar notícia

- Isác Nóbrega/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pouco antes de voltar à Casa Branca para começar o processo de transição à Presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump sugeriu nesta quarta-feira (13) que pode tentar a candidatura para um terceiro mandato, algo que é proibido pela Constituição americana.


"Suspeito que não vou concorrer novamente a menos que você diga: Ele é tão bom que precisamos descobrir outra solução'", disse Trump a correligionários no Congresso, onde foi aplaudido por apoiadores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Trump acompanhou a votação do novo líder republicano no Senado. John Thune, de Dakota do Sul, foi o escolhido para substituir Mitch McConnell no posto —os parlamentares escolheram um político mais tradicional e rejeitaram outro que se mostrava mais próximo do presidente eleito e alinhado ao movimento Maga (sigla em inglês para "faça a América grandiosa novamente", o slogan trumpista).

Leia mais:

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil

Imagem de destaque
Dono do X

Trump coroa Elon Musk com cargo em 'comissão de eficiência' de seu governo

Imagem de destaque
Azerbaijão

Ronaldinho Gaúcho vai participar da COP-29


Ao encontrar correligionários, disse que "é sempre bom vencer" e destacou o desempenho de seu partido no Congresso. Além da maioria no Senado, os republicanos devem controlar a Câmara, o que dará ao presidente eleito controle total sobre o Legislativo. Então, mencionou a possibilidade da nova candidatura.

Publicidade


De acordo com a Constituição americana, Trump não poderá concorrer no pleito de 2028. Diferentemente do sistema brasileiro, em que um presidente pode ser eleito para mais de dois mandatos, nos EUA o limite é de duas gestões, sejam elas consecutivas ou não. A lei foi promulgada em 1951, depois de o democrata Franklin D. Roosevelt ficar no cargo durante quatro mandatos consecutivos, de 1933 a 1945.


Não foi a primeira vez que Trump flertou com um terceiro mandato. Em maio, o republicano mencionou Roosevelt ao insinuar a apoiadores que tentará nova candidatura. "Ele [Roosevelt] teve quatro mandatos. Eu não sei, seremos considerados [uma Presidência] de três ou de dois mandatos?", disse em evento de campanha em Dallas. Em resposta, a multidão gritou "três vezes".

Publicidade


Depois do Congresso, Trump seguiu para uma reunião com Joe Biden na Casa Branca, o primeiro retorno do eleito à residência oficial depois de deixar o governo alegando fraudes na eleição, em janeiro de 2021. O convite partiu do atual presidente, Joe Biden, para cumprir uma tradição de que o chefe da administração receba o eleito e faça uma transição pacífica de poder.


Críticos dizem que Trump representa uma ameaça à democracia. Em 6 de janeiro de 2021, uma multidão inflamada pelo republicano invadiu o Capitólio numa tentativa de impedir a certificação da vitória de Biden no pleito do ano anterior. Cinco pessoas morreram nos distúrbios.


Leia também:

Imagem
Em Londrina, escoteiros promovem campanha de doação de ração e produtos de higiene pet
Uma campanha de doação de ração, sachês e produtos de higiene PET está sendo promovida pelo Grupo Escoteiro Andrômeda, Alcateia Flor Vermelha e Bombeiro Cabo Alves. O objetivo é entregar as doações para os protetores de animais e ongs.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo