O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria estudando a possibilidade de usar tropas da Guarda Nacional para deter imigrantes ilegais, informou a agência de notícias 'Associated Press'.
De acordo com um rascunho de um documento obtido pela agência, Trump usaria até 100 mil militares para fazer a ação como um "reforço" no combate à imigração ilegal entre as cidades de Portland até Nova Orleans e passaria por 11 estados - a maioria na fronteira com o México.
Se a ação for realizada, seria algo sem precedentes na história do país e necessitaria ainda da aprovação de todos os estados que receberiam as tropas. No entanto, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, desmentiu a informação e disse que a notícia "não é verdadeira. É 100% falso". "Não há nenhum compromisso sobre utilizar a Guarda Nacional para atingir os imigrantes ilegais", disse ainda.
Leia mais:
Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação
Carlo Acutis, o primeiro santo influencer, será canonizado em abril de 2025, anuncia papa Francisco
Papa muda regra e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Trump tenta alternativas para cumprir sua promessa de campanha de combater ferozmente a imigração ilegal depois da Justiça do país suspender seu veto contra estrangeiros de sete países - de maioria muçulmana.
Além disso, autoridades de estados e cidades republicanas já prenderam mais de 700 imigrantes ilegais nas últimas semanas.