Pelo menos sete pessoas morreram nesta sexta-feira (19) na passagem de uma tempestade pela Polônia e pela República Checa, aumentando para 33 o número de mortos nos temporais que vêm assolando a Europa.
Quatro mortes ocorreram na Polônia. Um homem foi esmagado pelo teto da sua casa na cidade de Zaborow, perto de Varsóvia. Em outro caso, um operador de guindaste morreu quando o equipamento caiu em Katowice, no sul do país. As outras três mortes foram confirmadas na República Checa, onde os ventos chegaram a 216 km/h e um milhão de pessoas ficaram sem luz.
Nos países por onde a tempestade já passou - Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica e Holanda - a vida começa a voltar ao normal. Nesses países, estradas, linhas de trem e torres de eletricidade haviam sido atingidos por árvores derrubadas e destroços levados pelo vento.
Causa das mortes
A maior parte das mortes ocorreu justamente em acidentes causados por destroços levados pelo vento. Até a manhã desta sexta, as autoridades haviam confirmado, além das mortes na Polônia e na República Checa, dez mortes na Grã-Bretanha, dez na Alemanha, quatro na Holanda e duas na França.