Duas internações de estrangeiros vindos da Malásia e da Tailândia elevam para três os casos suspeitos no Brasil da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, em inglês).
Um engenheiro malaio de 38 anos desembarcou na quarta-feira em Belém e foi internado ontem às pressas no Hospital Barros Barreto, com crise respiratória. Os médicos isolaram toda a área em que o engenheiro está instalado.
O engenheiro chegou da Malásia, onde já foram detectados vários casos da doença. Ele tinha febre alta, tosse progressiva e falta de ar. O infectologista Antonio Caiado declarou que ainda é prematuro dizer que o paciente está com a pneumonia asiática. O médico vai realizar exames e informar a situação do engenheiro à Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Em São Paulo, um homem japonês de 48 anos desembarcou na quinta-feira com febre alta, calafrios, tosse seca e fraqueza. Ele veio ao Brasil para acompanhar o GP de F-1 que acontece domingo.
Segundo o infectologista Eduardo Medeiros, chefe do serviço de proteção e controle de infecção hospitalar do Hospital São Paulo, o paciente esteve nos dias 27 e 28 na Tailândia. No dia 29, chegou ao Japão, onde permaneceu até quarta-feira, quando embarcou para o Brasil.
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta sexta-feira.