Um site que reúne fofocas anônimas enviadas por estudantes de mais de 50 universidades americanas está criando uma onda de protestos, acendendo o debate sobre liberdade de expressão e difamação na internet. Lançado em meados de 2007, o JuicyCampus.com encoraja estudantes a dividirem suas fofocas e pensamentos, garantindo o anonimato dos usuários.
Os usuários também são convidados a comentar e votar nas fofocas mais quentes. Atualmente, o site inclui fofocas de mais de 50 universidades.
Em princípio, a intenção era abrir um espaço virtual de debate entre os estudantes, onde eles poderiam comentar artes, música ou a vida no campus, simplesmente, mas quando se acessa a página, nota-se que a maioria dos tópicos é sobre sexo, seios, nádegas ou quem usa mais drogas no campus.
Uma das questões que mais vêm preocupando os estudantes é o eventual potencial do site de destruir reputações e até ameaçar o futuro profissional.
A polêmica é tão grande que na Universidade Pepperdine, na Califórnia, o diretório central estudantil realizou uma enquete online e concluiu que 85% dos estudantes eram a favor da proibição do site no campus. Outros 10% votaram contra, 2% disseram não ter opinião sobre o assunto e 3% disseram que não sabiam do que se tratava o JuicyCampus.com.
Segundo o criador do site, Matt Ivester, disse ao Daily Bruin, "o site foi criado para a diversão. Não achamos que é para ser levado muito a sério."
As informações são da BBC Brasil.