Mundo

Relator da ONU ouve em Brasília denúncias de violência

13 nov 2007 às 10:22

O relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Execuções Arbitrárias, Sumárias ou Extrajudiciais, Philip Alston, participa hoje às 10 horas, da reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). O órgão colegiado é presidido pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).

Segundo a assessoria da SEDH, na reunião Philip Alston ouvirá relatos sobre assassinatos e desaparecimentos atribuídos a policiais militares de Goiás. O representante da ONU também receberá informações sobre chacina ocorrida em Salvador e um relatório das atividades desenvolvidas pela Comissão Especial constituída para apurar denúncias da atuação de grupos de extermínio no Ceará.


Alston chegou ao Brasil no início do mês e já visitou São Paulo, onde se reuniu com o ministro Paulo Vannuchi, Rio de Janeiro e Pernambuco. O relator vai apurar denúncias de violações de direitos humanos, ações de grupos de extermínio e violência policial. O resultado da investigação será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU nos próximos meses.

O relatório de Alston deverá conter recomendações com o objetivo de tornar as medidas de prevenção mais efetivas.


Continue lendo