A consulta pública para procedimentos higiênico-sanitários na manipulação de bebidas à base de vegetais deve começar nesta segunda-feira (11) - caso seja publicada no Diário Oficial da União. A consulta estará na página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na internet, e a população poderá sugerir novas regras de segurança, que deverão entrar em vigor ainda este semestre. Todas as propostas serão analisadas.
A consulta pública ganhou caráter emergencial depois que 24 pessoas contraíram o Mal de Chagas e três morreram por beber caldo de cana moído junto com o barbeiro - hospedeiro do Trypanosoma cruzi, transmissor da doença - em Santa Catarina. O procedimento criará regras específicas para a manipulação de bebidas à base de vegetais.
A Vigilância Sanitária implantou novas regras para a comercialização de bebidas à base de vegetais: cuidado com armazenamento da matéria-prima, proteção das aberturas do equipamento de moagem, tratamento adequado dos dejetos e atenção do manipulador da cana com a higiene, principalmente lavando as mãos antes e depois de tocar o alimento. As regras devem evitar que o barbeiro - hospedeiro do Trypanosoma cruzi, transmissor do Mal de Chagas- se instale na cana.
A consulta pública ficará disponível durante 30 dias.
Informações da ABr