Mundo

Polícia recupera quadros roubados do Masp

09 jan 2008 às 08:35

As duas telas que tinham sido roubadas em dezembro do ano passado do Museu de Arte de São Paulo (Masp) foram recuperadas ontem pela polícia paulista. Duas pessoas que estavam com as telas 'O Lavrador de Café', do pintor brasileiro Candido Portinari, e 'Retrato de Suzanne Bloch', do espanhol Pablo Picasso foram presas e encaminhadas ao Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic).

As obras avaliadas em cerca de US$ 55 milhões (R$ 99 milhões) foram encontradas em Ferraz Vasconcelos, cidade da Grande São Paulo, por policiais da 3ª Delegacia da Divisão de Crimes contra o Patrimônio.


O delegado geral do estado de São Paulo, Maurício Freire, informou que aguarda o laudo de técnicos do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para atestar se as telas recuperadas na noite de ontem (8), são mesmo as que foram roubadas do museu na madrugada do dia 20 de dezembro.


Segundo o delegado geral, as investigações agora serão sobre o provável destino dos quadros, encontrados no quarto de uma casa em Ferraz de Vasconcelos, cidade da Grande São Paulo, por policiais da 3ª Delegacia da Divisão de Crimes contra o Patrimônio.


Em entrevista no Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), Freire informou ainda que duas pessoas foram presas, uma delas há dez dias – Francisco Laerton Lopes de Lima, de 34 anos. O outro preso é Robson de Jesus Jordão. Os dois, acrescentou, têm extensa ficha policial por roubo, já cumpriram pena e eram foragidos da prisão.


"É evidente que os dois não cometeram esse furto para que as obras ficassem com eles. Furtaram para chegar a alguém. É óbvio que as diligências serão direcionadas no sentido de identificar para onde iriam esses quadros e para quem. Qualquer informação que se dê neste momento vai atrapalhar e prejudicar as investigações", disse Freire.

As informações são da Agência Brasil.


Continue lendo