Mundo

Papa aceita renúncia de cardeal que omitiu pedofilia

13 dez 2002 às 22:06

O Papa João Paulo II aceitou hoje a renúncia do cardeal Bernard Francis Law como arcebispo de Boston. Law, de 71 anos, é acusado de ter se omitido durante décadas a respeito do caso dos sacerdotes denunciados por abusos sexuais. Law se limitou a mudá-los de paróquia.

O Vaticano informou que o Papa aceitou a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese de Boston, apresentada pelo cardeal Bernard Francis Law, em conformidade com o artigo 401/2 do Código de Direito Canônico.


Este artigo afirma: "Se roga encarecidamente ao Bispo diocesano que apresente a renúncia de seu ofício por doença ou outra causa grave que diminua sua capacidade para desempenhá-lo".


João Paulo II nomeou como administrador apostólico de Boston o bispo Richard Gerard Lennon, prelado auxiliar dessa arquidiocese. O cardeal Law afirmou num comunicado, depois de apresentar a renúncia, que espera que sua iniciativa possa ajudar a Igreja e "a arquidiocese de Boston a reencontrar a reconciliação e a unidade, tão urgentemente necessárias".


Law, que está em Roma desde o dia 9, pediu perdão a todos os que sofreram por suas insuficiências e erro". Expressou sua "profunda gratidão" ao Papa por ter aceito seu pedido de renúncia.


A diocese que que estava nas mãos de Law encontra-se em estado de falência devido às grandes somas de dinheiro em indenizações exigidas na Justiça pelas vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes dessa circunscrição. A mesma arquidiocese anunciou recentemente a iminente quebra, diante de 450 processos de denúncia.

As críticas e os pedidos de renúncia contra Law aumentaram nas últimas semanas e, no domingo passado, cerca de 500 fiéis concentraram-se na porta da catedral de Boston para pedir sua saída do cargo.


Continue lendo