Mundo

Papa abre Celam com missa em Aparecida

13 mai 2007 às 10:42

O papa Bento XVI chegou por volta das 9h38 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. No último dia de visita ao Brasil, ele participará do evento que o trouxe ao País: a abertura da 5ª Conferência-Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (Celam). A partir desse encontro de religiosos foi agendado todo o restante da programação de Bento XVI.

A missa de abertura da conferência, teve início às 10 horas, e deve durar cerca de duas horas. Estima-se que 400 mil pessoas compareçam ao evento. O ritual obedecerá à liturgia do dia, lida em português: primeira leitura (Atos dos Apóstolos 15, 1-2, 22-29), Salmo (o de número 66), segunda leitura (Apocalipse 21, 10-14, 22-23) e Evangelho (João 14, 23-29). Na comunhão, há a expectativa de distribuição de 400 mil hóstias

Haverá ainda a recitação da oração Regina Coeli e um discurso feito pelo pontífice.
À tarde, o papa participa da sessão inaugural da conferência, na qual também fará um discurso. Do ponto de vista da Igreja Católica, esse é o momento mais importante da viagem de Bento XVI ao Brasil. A expectativa dos bispos é que o pontífice lhes diga, na abertura do evento, como devem ser conduzidas as questões religiosas na América Latina.


Continue lendo