Mundo

Outono em Gramado lembra beleza européia

19 abr 2007 às 19:59

O início do outono na região das hortênsias cria cenários encantadores e interessantes para os amantes da fotografia e aqueles que adoram caminhar e admirar belas ruas. A mutação da paisagem revela uma nova Gramado com tapetes de folhas secas semelhantes as paisagens de setembro a novembro no outono no continente Europeu.

As folhas das árvores começam a "morrer sensacionalmente" em Gramado cidade que, devido a sua localização e altitude – 855 metros acima do nível do mar e 115 Km de distância de Porto Alegre - tem um clima com as estações do ano bem definidas. Graças a isso, no outono, o tom das folhas vai ficando amarelado, marrom e avermelhado, e isso vai acontecendo aos poucos, e as novas cores terminam por contrastar com o pouco verde que ainda resistirá até o inverno.


Os viajantes que buscam tranquilidade, têm neste mês uma chance especial. Em maio antecede a alta temporada de turismo na região das hortênsias o que facilita a busca por um lugar em um dos 130 hotéis e pousadas da cidade que, inclusive, oferecem preços especiais nesta época. Os dias na serra entre abril e junho são bastante ensolarados e a temperatura é extremamente agradável. Durante o dia é ótimo para passeios e caminhadas e, as noites mais frias, como é comum no outono, são convidativas para degustar a gastronomia da região com um jantar acompanhado de um bom vinho.


Esta época também é especial para os que estão reformando e decorando suas casas ou simplesmente querem conhecer as novidades do setor setor moveleiro e os famosos Móveis de Gramado. Em maio será realizado o Mês do Móvel e do Design. O evento, em sua segunda edição, inicia no dia 28 de abril e se estende até o dia 31 de maio. Todos os finais de semana empresas e lojas da região irão expor no centro da cidade, na rua Coberta, uma mostra do que há de melhor em mobiliário e design.


Sobre Gramado Luís Fernando Veríssimo disse: "O grande show do outono em Gramado, quando as folhas morrem sensacionalmente, deliberadamente, para nos deixarem saudade. O plátano é das poucas árvores da região que segue este imperdível ritual de fogo." As frases de Veríssimo e as fotos de Leonid Streliaev buscam definir graficamente a beleza de Gramado nesta época do ano. Publicadas no livro "Gramado – Brasil", as impressões destes dois gênios, um da imagem e o outro da literatura, revelam um pouco mais sobre as características da cidade.

Entretanto, a melhor opção para compreender em sua plenitude todas estas observações é mesmo fazer uma visita à cidade e desfrutar de tudo que ela oferece. Informações sobre como chegar, onde ficar e o como aproveitar melhor Gramado podem ser acessadas no site www.gramado.rs.gov.br.


Continue lendo