Mundo

Obras no Aeroporto de Cumbica começam na segunda

18 ago 2007 às 11:54

As obras de reforma da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), começam na segunda-feira (20), segundo garantiu o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Gaudenzi. A pista vai ficar interditada até o final de novembro, quando será reaberta para o período do verão, "época de chuvas e de maior movimento no aeroporto". As obras serão retomadas em abril e concluídas até junho de 2008, a um custo total de R$ 13 milhões.

Os 450 vôos diários do aeroporto serão remanejados para a pista auxiliar. "Se esta pista não conseguir absorver a demanda, vamos ter que escalonar os horários ou até mesmo transferir alguns vôos para outros aeroportos", frisou Gaudenzi, nesta sexta-feira (17), em conversa com jornalistas. Segundo ele, no início da próxima semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vão se reunir para definir o possível escalonamento de horários dos vôos e discutir a capacidade de pousos e decolagens de Cumbica com o uso apenas da pista auxiliar, que tem 3 mil metros.


"A reforma da pista principal de Guarulhos é por uma questão de segurança. E as companhias aéreas serão chamadas a colaborar nesse esforço para aumentar a segurança nos aeroportos do país. O que não pode ocorrer é mais acidentes lamentáveis como os dois últimos que tivemos", disse Gaudenzi numa referências às tragédias com os vôos 1907 (da Gol, em setembro do ano passado) e 3054 (da TAM, ocorrido no mês passado), quando morreram 353 pessoas.


De acordo com o presidente da Infraero, terminada as obras na pista de Cumbica, será possível aumentar a quantidade de vôos no aeroporto. "Mas a idéia do governo é construir uma terceira pista em Guarulhos. A obra já está prevista no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). É uma prioridade", finalizou.

No início da noite desta sexta-feira (17), a Infraero divulgou uma nota oficial para esclarecer que a Anac está fazendo "ajustes" sobre os vôos em Guarulhos junto com as companhias aéreas, "faltando apenas concluir o remanejamento de horário de dez vôos domésticos". Além disso, voltou a enfatizar que "o aeroporto não fechará seu funcionamento em momento algum", mantendo sua capacidade operacional de 33 vôos por hora.


Continue lendo