A empresa de softwares Microsoft anunciou nesta sexta-feira (1º) que fez uma oferta para comprar o portal Yahoo! por U$ 44,6 bilhões (R$ 78 bilhões).
Pela oferta, a empresa pagaria U$ 31 (R$ 54) por cada ação da Yahoo! Inc., um valor 62% maior que a última avaliação das ações do portal, de U$ 19,18 (R$33,5), realizada na quinta-feira.
Segundo o diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, a fusão das duas empresas melhoraria a sua posição para competir no mercado competitivo dos serviços online.
Atualmente, o principal rival do Yahoo! no mercado é o site de buscas Google.
"Nós acreditamos que a fusão irá agregar mais valor aos acionistas das duas empresas, e proporcionar opções mais diversas e inovadoras aos consumidores e parceiros na indústria", afirmou Ballmer no site da Microsoft.
"A combinação das duas empresas proporcionaria a sinergia necessária para equilibrar a economia das plataformas de anúncios, que hoje conta apenas com um competidor", declarou.
De acordo com o arquiteto-chefe de softwares da Microsoft, Ray Ozzie, com a fusão, as duas empresas "alcançariam metas que jamais conseguiriam atingir sozinhas".
A Microsoft ainda não recebeu uma resposta da Yahoo! Inc. sobre a oferta.
Em discussões anteriores, as duas empresas já haviam conversado sobre uma possível cooperação e até sobre a fusão.
Segundo os diretores da Microsoft, a compra deverá ser aprovada pelos reguladores da Yahoo!.
As informações são da BBC Brasil.