O Comando da Aeronáutica informou que a manhã deste domingo foi tranqüila nos aeroportos e que até as 12 horas o controle do tráfego aéreo operava normalmente, "sem nenhum fato grave". Para esta tarde é esperado maior movimento, mas já houve registro de atrasos na chegada de aviões aos aeroportos de Congonhas (SP) e Internacional Antonio Carlos Jobim (RJ).
Em relação ao trabalho dos controladores de vôo, que implantaram uma suposta operação-padrão – não reconhecida pelo comando da Aeronáutica nem pela Infraero – e passaram a seguir à risca as normas de segurança do setor, o que ocasionou atrasos e cancelamentos de vôos desde o dia 27 de outubro, a Aeronáutica informou que não há problemas com falta de pessoal, "com todos os setores funcionando normalmente".
No Aeroporto de Brasília, de acordo com a Infraero, não há registro de atraso ou cancelamento de vôo. A previsão é de que à tarde haja maior número de pousos e decolagens.
Os controladores de vôo, sob a alegação de falta de pessoal e excesso de trabalho, passaram a monitorar no máximo 14 aeronaves simultaneamente. E a dar um intervalo maior entre pousos e decolagens, seguindo as normas de segurança do setor. A operação ocasionou atrasos nos vôos e deixou passageiros à espera nos terminais de todo o país.
Agência Brasil