Um total de 118 incêndios florestais simultâneos consumia o centro-sul do Chile, consumindo bosques, povoados completos, gado e também ameaçando seriamente dois condomínios da cidade de Concepción. Autoridades informaram hoje que encontraram um corpo 140 quilômetros ao norte da cidade, o que elevou para 11 o número de mortos pelos incêndios nesta semana.
Os incêndios são os piores já registrados na história chilena. A madrugada da sexta-feira amanheceu com leve garoa e mais fria, o que deu esperança a centenas de pessoas de que o dia poderia ser menos duro. A esperança, porém, durou pouco, já que as chamas ameaçaram seriamente dois condomínios na zona urbana de Concepción, 500 quilômetros ao sul de Santiago.
Milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas, mas regressam a elas assim que passa o perigo, em um ciclo que tem se repetido. Autoridades disseram que, dos 118 incêndios registrados, 65 seguem ativos e 53 estão sob controle, embora possam voltar a acontecer. Somente um incêndio foi extinto entre a quinta-feira e a sexta-feira.
Além das pessoas mortas, há uma perda incontável de gado e fauna silvestre. Fonte: Associated Press.