O Parlamento de Kosovo aprovou a declaração da independência da província sérvia feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial neste domingo (17), na capital Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.
Durante a sessão, o premiê Hashim Thaci afirmou que "muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo". "Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo".
Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional. O premiê afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia.
Thaci assegurou que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência.
Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país. O governo preparou shows para a população e oito toneladas de fogos de artifício serão usadas nas celebrações.
Além da Rússia e da Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro também são contra a independência. A Albânia e a Eslovênia devem ser os primeiros países a reconhecerem a independência. Já a Macedônia e a Bósnia devem hesitar em reconhecer a ruptura, pois também sofrem com problemas de separatismo étnico.
As informações são da BBC Brasil.