Mundo

John McCain dispara após vitórias na 'Superterça'

06 fev 2008 às 09:57

O pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos John McCain assumiu uma posição confortável na disputa pela indicação do seu partido para concorrer à Casa Branca, depois das prévias da chamada "Super Terça-Feira".

De acordo com projeções divulgadas até às 4h, hora de Brasília, o senador pelo Arizona havia conseguido garantir 269 delegados com importantes vitórias em Estados populosos como Nova York, Califórnia, Nova Jérsei e Illinois, além de Arizona, Connecticut, Delaware, Missouri e Oklahoma.


"Eu acho que nós precisamos nos acostumar à idéia de que somos o principal concorrente do Partido Republicano à indicação para concorrer à Presidência dos Estados Unidos, e eu não me importo nem um pouco com isso", disse McCain em um discurso em Phoenix.


O pré-candidato que pesquisas apontavam como o principal rival de McCain, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, obteve menos vitórias. As projeções indicavam que ele havia conquistado 67 delegados, com a preferência dos eleitores em seu próprio Estado e em Utah, Minnesota, Montana e Dakota do Norte.


"Uma coisa é clara: esta campanha vai continuar. Eu acho que há algumas pessoas que pensaram que ia tudo terminar hoje, mas elas estão erradas", disse Romney.


Por sua vez, o ex-governador de Arkansas e ex-pastor batista Mike Huckabee mostrou um desempenho que surpreendeu alguns analistas, vencendo em pelo menos quatro Estados (Alabama, Virgínia Ocidental, Arkansas e Geórgia) e faturando 85 delegados, mais do que Romney.


O republicano John McCain e a democrata Hillary Clinton estão mais perto de serem indicados como candidatos à presidência dos Estados Unidos por seus partidos. Os dois candidatos venceram a disputa do Estado mais importante da "Superterça", a Califórnia.

As informações são da BBC Brasil.


Continue lendo