Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Baixa resistência

Herpes é provocado pelo vírus da catapora

Redação Bonde
16 jun 2006 às 16:02
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Herpes são lesões localizadas, provocadas pelo vírus da catapora (herpes vírus), que fica incubado em um músculo do corpo e se manifesta quando há uma queda na resistência imunológica da pessoa. Existem dois tipos de herpes: o simples, mais comum, que não tem cura e aparece de vez em quando; e o herpes zoster, que só ataca uma vez e imuniza a pessoa.

Independente do tipo, ambos causam dor intensa, mas o herpes zoster provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor persiste por meses e até anos porque o nervo demora muito para se regenerar. Já o herpes simples é contagioso e geralmente aparece no contorno dos lábios, ao lado da boca, nos órgãos genitais, nádegas e até dentro dos olhos (casos mais raros), podendo levar à cegueira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Formas de contágio

Leia mais:

Imagem de destaque
Sul-coreano

Cantor Taeil é expulso do grupo de k-pop NCT após acusações de crimes sexuais

Imagem de destaque
Em 11 de setembro

Anitta se apresentará pela terceira vez no VMA

Imagem de destaque
Vem aí

iPhone 16 será apresentado pela Apple em 9 de setembro e deve ter recursos de IA

Imagem de destaque
Até 18 de setembro

Estudantes de graduação do Paraná podem se inscrever para estágio de pesquisa no Canadá


Beijo - Uma forma de contágio fácil, mesmo que a pessoa não tenha nenhuma ferida aparente, pode ser portadora do vírus, o que é suficiente para infectar o outro, mas não significa que a doença irá se manifestar.

Publicidade


Copo - Beber água no mesmo copo de uma pessoa portadora do vírus também facilita o contágio. A pessoa também pode se contaminar apenas estando em um ambiente onde há alguém com o vírus.


Sol - A radiação dos raios ultra-violeta (UVA e UVB) agem bloqueando a ação das células de defesa do organismo e reduzindo a proteção imunológica. Estresse, fadiga, cigarro, bebida alcólica em excesso e menstruação também baixam a resistência imunológica.


Tratamento

Quando mais cedo se iniciar tratamento, menor a destruição do nervo e menos dor. O tratamento é feito à base de antivirais, antinflamatórios e analgésicos. É possível prevenir a doença fortalecendo o sistema imunológico, evitando tomar muito sol e mantendo um estilo de vida saudável (menos estresse, bebida alcoólica, cigarro).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade