O Greenpeace quer mobilizar consumidores de todo o país contra o uso de transgênicos na fabricação de óleos, margarina e maionese da marca Bunge. A campanha "Encha o SAC da Bunge", lançada em junho, chegou neste final de semana a Brasília.
"Nosso objetivo é fazer com que o público se manifeste e seja ator de pressão, para que a Bunge se torne uma empresa livre de transgênicos", explica Guilherme Leonardi, da campanha de engenharia genética do Greenpeace.
Segundo ele, diversas empresas, como Bauducco, Dr. Oetker, Ducoco, Fritex, Kopenhagem, Massa Leve e Visconti, deixaram de utilizar ingredientes derivados de animais ou plantas geneticamente modificados por pressão dos consumidores.
O Greenpeace está distribuindo material explicativo sobre a atuação da empresa no Brasil, entregando um guia de orientação aos consumidores e coletando assinaturas. Para as crianças, são distribuídos balões com a inscrição "Não como transgênicos". A campanha inclui outdoors distribuídos em 11 cidades brasileiras e banners de internet. A escolha da Bunge como alvo deve-se ao seu papel de líder no mercado de óleos e margarinas e de grande fabricante de maionese.
Segundo Leonardi, a empresa, responsável pelas marcas Salada, Soya, Delícia, Primor, All Day e Cyclus, adota o chamado duplo padrão no relacionamento com os consumidores: conta com uma linha certificada de produtos não-transgênicos, destinada a clientes com exigências específicas por soja e farelo de soja convencional, mas não oferece informações sobre a origem da matéria-prima utilizada na fabricação de óleos, margarina e maionese.
De acordo com o Greenpeace, na produção de óleos vegetais e derivados, as moléculas de soja são esmagadas de tal forma que não é possível detectar a presença de organismos geneticamente modificados. Por isso, produtos como margarinas, óleos, maionese e gorduras vegetais não podem ser definidos como transgênicos – isso não significa, porém, que não tenha sido usada matéria-prima transgênica em sua fabricação.
Por lei, todas as empresas são obrigadas a informar o consumidor sobre o uso de matéria-prima transgênica ao consumidor. A campanha "Encha o SAC da Bunge" pretende pressionar a Bunge de tal forma que a empresa garanta que seus produtos não contenham e não sejam feitos com transgênicos.
Fonte: Agência Brasil