Mundo

Furacão Isabel chega aos EUA com ventos de até 160 km/h

18 set 2003 às 13:33

O furacão Isabel chegou à costa dos Estados Unidos trazendo fortes chuvas e ventos de até 160 km/h. Apesar de ter perdido parte de sua força ainda no Atlântico – quando baixou da categoria cinco (a mais forte) para dois (de menor intensidade) – Isabel inspira cuidados.

Três estados no sul da costa leste estão em estado de alerta máximo: Maryland, Virginia e Carolina do Norte. A Carolina do Norte, aliás, será a primeira a sentir o olho do furacão, que deve bater na parte nordeste do estado ainda esta noite, segundo estimativas do Centro Nacional de Furacões de Miami.


Milhares de famílias já deixaram suas casas e foram abrigadas em cidades do interior. No Tennessee, estado um pouco mais afastado do Atlântico, cerca de 700 voluntários da Cruz Vermelha estão destacados para o socorro nos estados mais atingidos, caso seja necessário.


Em Washington, que também pode ser atingida pelo furacão nas próximas horas, todos os órgãos do governo permanecem fechados durante o dia. O presidente do país, George Bush, foi deslocado para a residência de campo, em Camp David, no estado de Maryland.

Do estado de Nova Jersey até a Carolina do Sul, podem ocorrer alagamentos, já que o furacão Isabel encontrará maré já alta no Atlântico. Uma das maiores empresas aéreas do país, a US Airway e US Airways Express, cancelou 400 vôos na região.


Continue lendo