Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Resgate

FAB anuncia primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano nesta quarta-feira

Folhapress
01 out 2024 às 15:32

Compartilhar notícia

- Divulgação/FAB
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A FAB anunciou a preparação para o primeiro voo que irá repatriar brasileiros no Líbano, afetados pelos ataques de Israel. O avião tem previsão de decolagem da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (2). Cerca de 3.000 brasileiros já pediram ajuda ao governo brasileiro para deixar o país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Imposto de renda

Receita Federal abre consulta ao lote residual de dezembro na segunda-feira

Imagem de destaque
Há relatos de discriminação

No Brasil, inspeção de passageiros em aeroportos é aleatória, garante Anac

Imagem de destaque
Não chegou

Três em cada dez residências não têm rede de esgoto

Imagem de destaque
Pacote de gastos

Senado aprova projeto que limita ganho do salário mínimo e muda regras do BPC

A Operação "Raízes do Cedro" tem previsão de repatriar inicialmente 220 brasileiros, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (1). A aeronave KC-30 sairá do Rio com destino ao aeroporto de Beirute, capital do Líbano, com escalas previstas em Lisboa, Portugal.

Publicidade


A tripulação será composta pela equipe operacional da aeronave e militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo).


O comunicado da FAB ainda diz que o retorno da aeronave "estará condicionado a coordenações e protocolos adicionais".

Publicidade


Brasileiros no Líbano


Estimativa do governo é de que 20 mil brasileiros vivam no Líbano. A consulta para aqueles que desejam repatriação segue aberta, e a população pode procurar o Itamaraty pelos seguintes números: sala de operações do Sul do Líbano: 07753684; sala de operações de Baalbeck Hermel: 08371479; sala de operações de Nabatiyyeh: 07769002; sala de operações do Bekaa: 08803905.

Publicidade


Quantidade exata de pedidos de repatriação não foi informada. O levantamento preliminar foi informado por fontes do Itamaraty ao colunista do UOL Jamil Chade, na manhã desta terça. O Palácio do Planalto trabalhava com o número de 2.000 pessoas até o fim de semana, mas os pedidos de repatriação cresceram vertiginosamente nos últimos dois dias.


Operação de larga escala será necessária, já que o número de pedidos de repatriação no Líbano ultrapassa os de repatriados em Israel e Gaza somados desde 7 de outubro de 2023. Por isso, o governo continua orientando que aqueles brasileiros que consigam deixar o país por conta própria o façam. Número de requisições se equipara ao de 2006, ano da última incursão terrestre de Israel no Líbano. Naquela ocasião, 3.000 pessoas deixaram o país com auxílio do governo brasileiro.


Leia também:

Imagem
Dupla invade loja e leva15 bebês reborn avaliados em R$ 55 mil em Curitiba
Inaugurada há um mês no bairro Juvevê, em Curitiba, uma loja especializada em bebês reborn -bonecas hiper-realistas-foi roubada na madrugada desta segunda-feira (30) por dois homens que chegaram ao local em uma bicicleta.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo