Mundo

Diretor de empresa poluidora é preso

07 abr 2003 às 15:39

A Polícia Federal prendeu , em São Paulo, o diretor-administrativo da empresa Cataguases, Félix Santana. A companhia é a responsável pelo vazamento de substâncias tóxicas nos rios Pomba e Paraíba do Sul, que deixou mais de 500 mil pessoas nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro sem água potável, e atingiu neste domingo 10 quilômetros do mar no Espírito Santo.

Segundo a PF, Santana foi levado diretamente para o aeroporto, onde seguiu para o Rio. O diretor será levado para Campos (RJ), local onde foi expedida a ordem de sua prisão.


Ele e João Gregório do Bem, também diretor da Cataguases, tiveram a prisão preventiva decretada na última quinta-feira pelo juiz da 1ª Vara Federal de Campos (RJ). Do Bem continua foragido. A empresa foi fechada e multada pelo Ibama em R$ 50 milhões.

De acordo com o IG, o vazamento, que ocorreu no dia 29 de março, já matou centenas de animais e especialistas acreditam que "inevitavelmente" haverá casos de contaminação humana. A mancha tóxica já chegou ao litoral norte do Rio de Janeiro, onde mais de 20 praias estão interditadas. A pesca também foi proibida no litoral norte do Estado.


Continue lendo