Mundo

Controlador de tráfego aéreo terá dia de luto

18 out 2006 às 20:58

Comemorado no Brasil há 12 anos, o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, 20 de outubro, será marcado por tristeza. As celebrações, realizadas em todo o País, não chegaram a ser suspensas mas o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, disse que, depois da queda do Boeing da Gol, que resultou na morte de 154 pessoas, a data será coberta ''pelo manto da tristeza, do luto''.

''A gente se reunia em atividades sociais, com grande satisfação, para comemorar mais um ano sem acidentes aéreos provocados por falhas de controladores'', disse Botelho. ''Desta vez, embora a culpa pela tragédia não seja dos controladores, estamos enlutados. É uma angústia muito grande, para todos nós, saber que não tivemos oportunidade de evitar o acidente, por diversos motivos'', considerou.


Botelho contou que mesmo ele, que já está aposentado há seis anos, perde noites de sono pensando no que poderia ter sido feito para poupar a vida das vítimas. Para ele, a colisão do Boeing com o jato Legacy se deu por uma sucessão de falhas - humanas e, possivelmente, também mecânicas.

Os oito profissionais que tiveram contato direto e indireto com os pilotos no dia do acidente foram afastados. Este é o procedimento padrão em caso de acidentes. É preciso que eles se distanciem das salas de controle para se recuperar do trauma e do estresse causados. (AE)


Continue lendo