O Ministério da Justiça começou a convocar na sexta-feira os proprietários de armas de fogo a comparecerem na Polícia Federal para fazer o recadastramento.
O prazo para renovação do registro vai até 2 julho de 2007. Quem não se recadastrar, passará a cometer crime de posse ilegal de arma de fogo.
A convocação pelo ministério faz parte da campanha ''Arma legal só com registro federal'', que será veiculada nos meios de comunicação. Os interessados podem obter informações como documentação necessária, lista de psicólogos credenciados para exames e lista dos instrutores de tiro autorizados por meio do site da Internet https://sinarm.dpf.gov.br. Também está disponível o requerimento a ser preenchido e a Guia de Recolhimento da União (GRU), para pagamento de uma taxa, no valor de R$ 300.
Atualmente, a Polícia Federal tem registradas 4,38 milhões de armas de fogo em todo o país. Espera-se que 10 milhões sejam recadastradas, incluídas as que têm registro estadual. Não há estimativa de quantas estão na ilegalidade
A campanha deve deixar claro que o Estado não quer tirar a arma do cidadão, que optou por ter esse direito no Referendo do ano passado, mas sim que ele se responsabilize pelo instrumento que optou possuir.