A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança nesta segunda-feira (27) uma campanha nacional para combater o câncer de mama. Serão realizadas ações de conscientização popular em todo o país, como distribuição de panfletos explicativos e palestras com especialistas.
Segundo o presidente da sociedade, Diógenes Basegio, as mulheres com histórico familiar de ocorrência da doença devem ficar especialmente atentas. "O histórico familiar é o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em uma irmã, se foi bilateral e se foi desenvolvido antes da menopausa".
A tradicional recomendação de que a mamografia seja realizada anualmente a partir dos 40 anos continua válida, mas os médicos da SBM alertam para o aumento da incidência entre jovens. Por isso, o ideal é fazer, além dos exames clínicos, o toque da mama para detectar o aparecimento de nódulo ou caroço. A estimativa é de que apenas 23% das brasileiras o façam.
A SBM estima ainda que 53 mil novos casos de câncer de mama vão surgir no país neste ano e que 12 mil pessoas podem morrer.
ABr