Muita gente brincava com bolinhas de gude na infância e provavelmente tinha uma coleção de dezenas delas, de cores que variavam do verde, azul e chegavam ao preto. Os anos passam e as bolinhas são esquecidas, mas um canal do YouTube prova que elas podem sim divertir adultos também.
O holandês Jelle Bakker tem uma forma de autismo e seu grande hobby é brincar com as bolinhas. Por isso, ele decidiu criar um canal no YouTube dedicado a elas, o Jelle's Marble Runs (ou Corrida de Bolinhas de Gude do Jelle, em tradução livre). Nos vídeos, ele promove as MarbleLympics, uma série de corridas de bolinhas de gude.
A 'olimpíada' deste ano já está em sua sexta fase, e cada vídeo conta com pistas que imitam pistas de atletismo em cenários que se assemelham a ginásios - há até uma plateia cheia de bolinhas -, tudo construído pelo próprio Jelle. E nem todas as etapas consistem em apenas uma pista reta: em alguns vídeos, as bolinhas competem em funis e 'tobogãs'.
Leia mais:
Carlo Acutis, o primeiro santo influencer, será canonizado em abril de 2025, anuncia papa Francisco
Papa muda regra e pede para ser enterrado em caixão simples de madeira
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Além disso, Jelle narra cada vídeo como se fosse uma competição de verdade. As pistas de corrida são feitas com peças de Lego e placas de plástico. Cada bolinha participante tem um nome próprio, e, conforme vão vencendo as corridas, elas avançam na competição.
Confira: