Um grupo de amigos e pessoas próximas ao presidente norte-americano George W. Bush e a seus familiares estabeleceram as bases de uma consultoria para dar conselhos sobre negócios no Iraque.
Como já sugere o próprio nome - New Bridge Strategies - a organização se propõe a ser uma ponte estratégica a empresas norte-americanas que querem investir no rico solo iraquiano. Esta informação foi publicada no principal jornal da Espanha, o El Pais, na edição dessa quarta-feira.
No território, em grande parte dominado pelas forças de ocupação norte-americanas, estão em jogo bilhões de dólares.
Há poucos dias, foi aprovado nos Estados Unidos o orçamento da ordem de 89 bilhões de dólares para a manutenção das tropas de ocupação e a reconstrução do Iraque. Por outro lado, o Banco Mundial estima que serão necessários 55 bilhões de dólares somente para investir na reconstrução do país, até 2007.
A empresa dos amigos de Bush tem sede em Washington e Bagdá e é liderada por Joe Allbaugh. Ele é o ex-chefe da campanha de Bush à presidência e ex-chefe da assessoria pessoal do mandatário norte-americano desde o tempo em que governava o Texas.
Entre os outros sócios da consultoria New Bridge Strategies estão Edward Rogers e Lanny Griffith, assessores do ex-presidente George Bush sem o W no meio do nome, ou seja, o pai do atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
O governo norte-americano já autorizou contratos multimilionários para a reconstrução de infra-estruturas e instalações petrolíferas.
Uma das empresas mais beneficiadas até agora, segundo o jornal madrilenho, foi a Halliburton, que era dirigida nada menos do que pelo atual vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney. Esta empresa conseguiu dois contratos que somam 1,7 bilhão de dólares, sem ter de enfrentar licitação e bater preços com concorrentes.