Mundo

Bush identifica obesidade como novo inimigo dos EUA

21 jun 2002 às 12:15

O presidente norte-americano, George W. Bush, identificou ontem um novo inimigo, a obesidade, e convidou seus compatriotas a adotar práticas esportivas e regimes alimentares para viver ‘mais tempo e mais saudável’.

‘Se vocês querem melhorar o país, comecem por cuidar de seus próprios corpos (...) as provas são claras, um país são é um país forte’, declarou Bush no lançamento de uma campanha de saúde na Casa Branca.


Sendo ele mesmo fiel ao jogging e à musculação, o presidente sugeriu a seus compatriotas que sigam seu exemplo e adotem um programa de quatro pontos para se manter em forma: praticar exercícios por pelos menos 30 minutos diários, seguir um regime alimentar sadio, comendo pelo menos cinco frutas e legumes por dia, fazer controles médicos regulares e finalmente dizer não ao tabaco, ao excesso de álcool e às drogas.

Sessenta e um por cento dos americanos estão acima do peso e cada ano 300 mil deles morrem por efeitos da obesidade, e 1,7 milhão morrem por enfermidades – principalmente cardíacas – associadas também à obesidade.


Continue lendo