Uma bomba explodiu hoje (15) por volta das 12h (14h em Brasília) no Palácio da Justiça da cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, capital do departamento (estado) de Santa Cruz.
Segundo o comandante da Polícia de Santa Cruz, Rolando Caballero, não houve vítimas. O explosivo foi detonado no 6º andar do edifício, do lado de fora de uma sala de audiências. Destruiu o teto e as paredes da sala e espalhou cacos de vidro a uma distância de 15 metros.
A bomba explodiu no momento em que, a cerca de sete quarteirões dali, o estatuto autonômico de Santa Cruz, aprovado nesta semana, era lido na Praça 24 de Setembro, centro da cidade, perante a Assembléia Constituinte e as principais autoridades locais, dentre elas o prefeito (governador) de Santa Cruz, Ruben Costas.
Cabellero, no entanto, disse não ver relação entre a explosão e declaração de autonomia de Santa Cruz.
"Supõe-se que a Justiça é o equilíbrio de um Estado. Portanto, não haveria por que cometer esse atentado", disse, ao acrescentar que nenhuma ameaça havia sido feita antes da explosão.
O comandante disse, ainda, que não há suspeitos no momento. Peritos estão trabalhando no local para averiguar a ocorrência.