Inspetores da defesa agropecuária estão mantendo um esquema de vigilância por 24 horas nos aeroportos de Viracopos, em Campinas, no Interior paulista, e Internacional de São Paulo, em Guarulhos, além da área de desembarque internacional do Porto de Santos, para garantir uma barreira de proteção ao plantel brasileiro de aves contra a gripe do frango, que vem atingindo a China.
De acordo com o chefe do Serviço de Sanidade Animal da Delegacia Regional do Ministério da Agricultura, em São Paulo, Odemilson Donizete Mossero, todos os visitantes procedentes das áreas afetadas pela doença na Ásia passam por uma triagem, tendo inclusive a bagagem revistada para garantir que não estão trazendo nenhum vestígio que possa ser associado ao vírus. Além disso, eles recebem orientação para não ter contato com os locais de produção de aves.
Dados da União Brasileira de Avicultura (UBA) informam que, no ano passado, o Brasil abateu 3,71 bilhões de frangos, com a produção de 7,84 milhões de toneladas de carne.
Informações da Agência Brasil